sexta-feira, 11 de abril de 2008

FILMES EM CANAIS DE TV NA WEB EM COMPETIÇÃO NO AVANCA’08


Depois dos VLOGS em competição no Festival do ano passado, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’08”, abrem este ano um novo espaço de competição para filmes em exibição nos canais de televisão na Web.
Marcando um novo espaço de exibição de filmes, nomeadamente os de curta duração, a WEB tem vindo a registar um número crescente de canais de televisão em distribuição na rede Internet, abrindo um novo espaço para a exibição da produção mundial de obras audiovisuais.
Para além desta competição, que integra a componente Multimédia, o AVANCA’08 terá de novo em competição obras de cinema, vídeo e documentários televisivos.
Anualmente e sempre na última semana de Julho, o festival AVANCA’08 exibe uma selecção de obras inéditas em Portugal, vindas de todo o mundo, reflectindo a produção mundial contemporânea do cinema e do audiovisual.
Numa competição única envolvendo todos os suportes de filmes, pelo AVANCA’08 irão passar longas e curtas metragens de ficção, animação, vídeos, documentários televisivos e a nova aposta de competição no âmbito da multimédia.
O Festival de Avanca tem sido um espaço muito atento ao desenvolvimento tecnológico na área dos audiovisuais e da multimédia, tendo sido responsável em 1997 pela primeira competição internacional no nosso país aberta ao formato dos CD-ROMs e das páginas na WEB. O AVANCA foi também o primeiro festival a aceitar DVDs na sua competição multimédia, iniciando um novo ciclo na forma de olhar a multimédia.
Coincidindo com os tempos em que o formato CD-ROM foi ultrapassado e substituído pelo espaço da “internet”, em 2003 o Festival de AVANCA abriu a competição multimédia aos “web movies”, numa altura em que a ”banda larga” dava os seus primeiros passos para a implantação que hoje tem.
Em 2004 o AVANCA voltou a inovar, realizando a primeira exposição na Europa de filmes de produção europeia nos ecrãs dos telemóveis. Na altura, a série de animação “Histórias a passo de Cágado” do decano do cinema de animação português Artur Correia, foi a obra que estreou este novo suporte, tendo também sido exibidos alguns episódios da série de animação “Vamos Cantar” de Vítor Lopes e Carlos Cruz.
Após os vídeo blogs em 2007, a multimédia tem nos canais de televisão na web um novo suporte.
A selecção dos filmes que irão estar em competição no AVANCA’08 decorrerá a partir de Maio, altura em que se deverão ter chegado a Avanca inscrições de filmes de todo o mundo. Em 2007 chegaram filmes de 62 países.
O AVANCA’07 é uma organização do Cine-Clube de Avanca, Câmara Municipal de Estarreja e tem o apoio do ICA/Ministério da Cultura, IPJ, Região de Turismo Rota da Luz, Inatel, Junta de Freguesia, Escola Dr. Egas Moniz e Paróquia de Avanca entre outros.

Sem comentários: