quinta-feira, 24 de abril de 2008

LINDA SEGER, A MAIS EMBLEMÁTICA “SCRIPT ANALYSER” DO CINEMA AMERICANO NO AVANCA’08


Linda Seger, a mais conhecida consultora de escrita de argumentos do cinema americano, será uma das personalidades que este ano irá orientar um dos workshop do 12º Festival de Cinema AVANCA’08.
Autora de vários livros sobre argumento cinematográfico, vários dos quais transformaram-se em best-sellers no mercado americano nomeadamente “Making a Good Script Great”, “Creating Unforgettable Characters” e “Making a Good Writer Great”.
Esta sua última obra deverá ser editada em Portugal, devendo o seu lançamento ocorrer durante o Festival de Avanca.
Desde 1981 Linda Seger tem trabalhado como consultora de argumento em mais de 2000 filmes e programas de televisão, alguns deles realizados por Peter Jackson, John Boorman, Clint Eastwood, Abel Ferrara, Roland Emmerich, John Irvin, Kayo Hatta, etc.
Colaborou com variadíssimas companhias do cinema e televisão de todo o mundo, nomeadamente as norte-americanas ABC, CBS, NBC Networks, Disney, Turner Network, organizações profissionais como a Motion Picture Academy, American Film Institute e grémios de realizadores e argumentistas nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Rússia e em vários países europeus.
Professora de argumento em numerosas universidades americanas (UCLA, USC, Grand Canyon College, McPherson College, University of LaVerne. The Colorado College, UC-Santa Barbara, Biola College, University of Wisconsin), tem leccionado em diversas escolas de cinema, nomeadamente na Film School of Switzerland, European Film College, Danish Film School, Australian Film Television and Radio School e nas escolas de cinema e televisão de Munique e Moscovo.
Tendo realizado seminários e consultadoria em mais de 30 países, esta é a sua primeira passagem por Portugal.
Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’08 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” integra ainda uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual estão a chegar a Avanca obras de cerca de 60 países.
Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação, documentário e outras áreas, que irão decorrer de forma simultânea entre 23 e 27 de Julho próximo.
O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: