quinta-feira, 20 de novembro de 2008

FALECEU O CINEASTA CARLOS SILVA, AUTOR DE “MORTINHO POR CHEGAR A CASA”


Faleceu no passado dia 15 de Novembro o cineasta Carlos Silva, que em 1996 escreveu e co-realizou a longa-metragem “Mortinho por Chegar a Casa”, um dos maiores sucessos de público e crítica do cinema português.
Tendo sido recentemente membro do Júri Internacional do Festival de Cinema AVANCA’08, Carlos Silva preparava um novo filme que se iria chamar “O Último Contrabandista”.
Nascido em Setúbal, Carlos Silva iniciou a sua carreira como actor no Theâtre de Paris sob a direcção de Luchino Visconti e no cinema com Claude Lelouch.
Em Cannes, foi director do MIP-TV, um dos mais importantes mercados mundiais do cinema e televisão, durante os seus dois primeiros anos de existência.Trabalhando em produção, esteve associado à produção de filmes com figuras míticas do cinema europeu, como Jean Gabin, Gérard Depardieu e Ben Kingsley.
Em Portugal realizou com o holandês George Sluizer “Mortinho por Chegar a Casa”, protagonizado por Diogo Infante e Maria d’Aires, filme premiado em vários festivais.
Este filme foi durante vários anos exibido em várias escolas do Distrito de Aveiro com a presença do realizador que animou debates com os alunos, sempre muito participados. Estas exibições integravam o projecto “Cinema nas Escolas” organizado pelo Cine-Clube de Avanca e o Centro da Área Educativa de Aveiro com o apoio do ICA / Ministério da Cultura.

No centro das salas, escudado no seu chapéu inigualável, empolgado na arte e no mistério de dirigir as ondas de emoção com que brindava cada momento público, Carlos Silva realizava um novo filme cada vez que projetava o seu...  

Sem comentários: