segunda-feira, 30 de março de 2009

ANIMAÇÃO DE AVANCA NOMEADA EM ITÁLIA PARA OS PRÉMIOS PULCINELLA


“Living in the Trees” e “10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk” do realizador Vitor Lopes, são duas séries de animação televisiva, produzidos pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, que acabam de ser nomeados para os Prémios Pulcinella.

Estas duas obras da animação portuguesa integram o grupo de 5 finalistas da secção de séries de animação para o público jovem de televisão, num evento anual do festival italiano “Cartoon on the Bay”.
Este evento, organizado pela RAI – Televisão Italiana, terá lugar entre 2 e 5 de Abril na emblemática estância balnear de Portofino, reunindo e premiando o melhor da animação mundial para televisão.

Considerada como a mais importante distinção da animação para televisão, os Prémios Pulcinella, distinguem anualmente séries destinados a diferentes públicos de televisão e a personalidades marcantes do mundo do cinema de animação.

“Living in the Trees” é uma série constituída por pequenos filmes de animação protagonizados por 2 pássaros empoleirados num ramo de uma árvore, que nos contam de forma corrosiva e sem palavras, situações políticas e sociais.
“10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk” é também uma série de pequenos filmes de intervenção, antecedendo os acontecimentos dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Ambos os filmes foram recentemente exibidos na competição internacional do CINANIMA 2008 e no Festival AVANCA 08, para além de várias participações em festivais de todo o mundo.

Entretanto, durante esta semana, “Living in the Trees” é exibido na competição oficial do “56th Belgrade Documentary and Short Film Festival” que decorre na Sérvia.

Estes filmes integram igualmente a selecção de filmes produzidos em Avanca que serão exibidos em Atenas, Grécia, a convite da organização do “4th Athens AnimFest 09”. O conjunto de filmes de Avanca serão exibidos também entre 2 e 5 de Abril, num acontecimento a que a organização chama “Tributes 2009”.

Sem comentários: