sexta-feira, 17 de julho de 2009

VIDEO-ARTE NO AVANCA’09


VIDEO-ARTE NO AVANCA’09
“MERETRIZES DO PORVIR” É TEMA PARA QUATRO REALIZADORAS

Integrando o “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a vídeo-arte estará presente este ano com trabalhos comissionados pelo Prof. Dr. Paulo Bernardino da Universidade de Aveiro.
Quatro realizadoras, Diana Tavares, Raquel Carrilho, Teresa Magalhães e Teresa Melo, que frequentam actualmente o Mestrado em Criação Artística, aceitaram o desafio de explorar criativamente o tema “Meretrizes do porvir”.
Segundo texto do Prof. Paulo Bernardino, “Este tema explora a ideia de que num tempo de transições políticas, sociais, culturais, um tanto dramáticas, as mulheres estão constituindo a vanguarda de uma nova subjectividade. Elas são, supostamente, vistas em termos sociais como quem melhor pode oferecer pistas sobre a maneira de lidar com estas mudanças. Poder, oportunidade e sucesso são atitudes altamente modeladas pelas Meretrizes do porvir – vistas como um tipo de mulher, ainda que jovens, extravagantes pelos seus desejos, ousadias e confiança de tomar a responsabilidade das suas vidas, aproveitando oportunidades, para atingir os seus objectivos”.
A exposição destas obras vídeo ocupará todo um edifício da Escola Primária do Mato, em Avanca.
Desde 1997 que o Festival AVANCA procura na sua componente multimédia, acompanhar a evolução da tecnologia e do pensamento contemporâneo que coloca em constante confronto os audiovisuais, os novos suportes, a interactividade e sobretudo a potencialização da criação artística.
Neste sentido, foi no AVANCA que primeiro se introduziu a competição multimédia integrada em evento de CD-ROM, depois DVD, vídeo-blogs e web-movies. Foi também no AVANCA que aconteceu a primeira exposição na Europa de vídeos de produção europeia em telemóveis.
Com a introdução da vídeo-arte, o AVANCA’09 procura abrir um espaço para questionar a percepção das suas referências na multimédia, no cinema, na arte, na cultura e na sociedade.
O AVANCA’09 reúne filmes, workshops e exposições em Avanca, Distrito de Aveiro, num evento que decorre entre os dias 22 e 26 do corrente mês e para o qual já chegaram a Avanca jovens vindos da Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Sérvia e que ali se encontram acampados.
Sendo considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área dos audiovisuais, no AVANCA’09 estarão 11 personalidades vindas da Bélgica, EUA, Lituânia, Espanha, Suiça, França e Portugal que orientarão espaços de trabalho em realização, interpretação, documentário, animação e design de produção.
O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: