sábado, 24 de outubro de 2009

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” NA 33ª MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO, BRASIL


“Até ao Tecto do Mundo”, o primeiro filme português de longa-metragem de animação, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, foi seleccionado para participar na Perspectiva Internacional da “33ª Mostra de Cinema de São Paulo” no Brasil, que irá decorrer entre 23 de Outubro e 5 de Novembro.

Neste evento, o filme concorre para os prémios da crítica e do público e será exibido em São Paulo no “Museu da Imagem e do Som”, dia 30 de Outubro às 18h, no “Cinema da Vila” dia 2 de Novembro às 17.40h, no “Matilha Cultural” dia 3 de Novembro às 15.40h e finalmente no “Unibanco Arteplex 4” no dia 5 de Novembro pelas 16h.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...

“Até ao Tecto do Mundo” tem sido exibido em festivais de vários continentes e foi diversas vezes distinguido em eventos do continente norte-americano. Exibido no território da Guiné-Bissau, prepara-se entretanto para ser exibido às crianças de S. Tomé e Príncipe.

“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de animação realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Ângela Marques, Fernando Mendonça, Isabel Queirós, Jorge Vasques, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Sem comentários: