segunda-feira, 16 de novembro de 2009

3 FESTIVAIS PREMEIAM FILMES DE AVANCA


“O Acidente”, um filme de animação de André Marques e Carlos Silva, acaba de ser distinguido com o Prémio Crítica da Competição Internacional, no “CINANIMA – 33º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho”, que acaba de terminar.
Este filme tinha igualmente sido distinguido com o Prémio Animação no Festival “Mostralíngua 2009” que decorreu em Coimbra entre 6 e 8 do corrente mês de Novembro.

Também o filme “Café”, uma curta-metragem igualmente de animação, realizado por Alex Gouzblau e João Fazenda, acaba de ser distinguido com uma Menção Especial Animação no “Faial Filmes Fest 2009”, um evento que decorreu na cidade açoriana da Horta, entre 2 e 8 de Novembro

Ambos os filmes foram produzidos no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca e da Filmógrafo.

“O Acidente” trata de uma participação ao seguro de um acidente de trabalho de um assentador de tijolos. Com música de Fernando Augusto Rocha e voz de Fernando Mendonça, esta obra recria livremente uma história anónima que durante muito tempo circulou na net.
Já exibido em vários festivais estrangeiros, este filme teve a sua estreia no “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

“Café” é uma obra que explora o universo de um café enquanto espaço público e onde histórias sociais acontecem. Com voz de Francisco Campos e animação de André Pereira, Cláudio Sá, João Paulo Dias e Vítor Lopes, Este filme teve igualmente a sua estreia no Festival AVANCA.

Ambos os filmes foram produzidos com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e tiveram a participação financeira da RTP.

Entretanto, “O Acidente” está igualmente seleccionado para a competição oficial do “FIKE – Festival internacional de Curtas-Metragens de Évora”, que se inicia já no dia 23.
“Airport Tunnel” de Vítor Hugo está também seleccionado para o Ovarvídeo e para o INVIDEO 2009 que decorre até 19 em Milão (Itália).
Também o Festival de Arouca exibe vários filmes produzidos em Avanca e realizados por Vítor Lopes (“Irmãos desastre 2 e 3”, “Loldini 1”), M.F.Costa e Silva (“1111”) e “Transformadores”, um filme supervisionado por Carlos Silva e João Paulo Dias e realizado por jovens alunos de uma escola de Abrantes.

Sem comentários: