terça-feira, 1 de dezembro de 2009

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” NO MÍTICO FESTIVAL DE HAVANA, CUBA


“Até ao Tecto do Mundo” acaba de integrar a lista de filmes em exibição de um dos mais carismáticos festivais de cinema da América Latina, o 31º Festival de Cinema de Havana, em Cuba.
“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de longa-metragem de animação, que sendo destinado ao público jovem foi produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes.

Sendo o único filme português em exibição e um dos 7 filmes europeus seleccionados, “Até ao Tecto do Mundo” participa na competição “Foro de la Niñez”, tendo a sua primeira exibição prevista para sábado dia 5 de Dezembro pelas 15h no cinema “23 y 12”, no centro da Capital Cubana, com lotação para 1492 espectadores.

Competindo para o Prémio “Garabato”, a apresentação do filme estará a cargo de António Costa Valente, que com Sérgio Nogueira participam no “Fórum a Criança e o seu Universo Audiovisual” e no “23º Encuentro El Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana”, que este ano relembra os 80 anos de Anne Frank.
Sérgio Nogueira orientará uma oficina com o “ANIMATROPE – Máquina Virtual de Animação”, um software de sua autoria destinado ao ensino do cinema de animação nas escolas. Este software nacional que tem tido larga divulgação e utilização nas escolas portuguesas, foi no início do ano introduzido com sucesso em escolas da Guiné-Bissau e está prevista a sua introdução no início de 2010 em São Tomé e Príncipe.

Premiado em vários festivais dos EUA e Canadá, “Até ao Tecto do Mundo” tem sido exibido em festivais de países dos 5 continentes.

“Até ao Tecto do Mundo” foi realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças e passa-se num “Reino em que tudo é proibido…”.

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.