domingo, 9 de maio de 2010

UM GATO SEM NOME” EM CANNES E SHANGAI


“Um Gato Sem Nome”, filme de animação realizado por Carlos Cruz e produzido pela Filmógrafo / Cine-Clube de Avanca, acaba de ser nomeado para o Prémio do Melhor Filme Estrangeiro do “16th Shanghai TV Festival” na China.
Sendo o maior e mais mediático festival de televisão deste enorme país asiático, o “Shanghai TV Festival” engloba um mercado de televisão, uma exposição de tecnologia, um espaço de apresentação de projectos televisivos e é sobretudo marcado pelos Prémios “Magnolia” para os quais o filme português acaba de ser nomeado. Com uma forte cobertura televisiva e rodeado de grande espectacularidade estes prémios contam com a presença de todos os realizadores nomeados.
Carlos Cruz, que fez a estreia mundial deste filme na última edição do Festival AVANCA'09, tem um longo percurso profissional marcado pela publicidade e pela televisão, tendo trabalhado em mais de um milhar de filmes publicitários. Premiado no CINANIMA e no AVANCA, responsável por alguns dos mais arriscados projectos industriais da animação em Portugal, Carlos Cruz é considerado como um dos mais exímios animadores do nosso país.
“Um Gato sem Nome” é baseado num texto da escritora Natércia Rocha, desaparecida em 2004 e que nos deixou uma importante obra de literatura para a infância, de que era especialista e activista (dirigiu, entre outros, os Encontros Gulbenkian de Literatura para Crianças).
Inspirado nas personagens do pintor Joan Miró e com música do compositor americano James N. Phelps, “Um Gato sem Nome” conta a história do aniversário de uma menina que queria ser mosca para saber por antecipação as prendas que a família se preparava para lhe dar.
“Um Gato Sem Nome” irá estar igualmente no “Short Film Corner” do Festival de Cannes, onde Gabriel Rego e Fausto Correia estarão a acompanhar os filmes do Cine-Clube de Avanca e a estabelecer os últimos contactos para o “AVANCA'10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” que este ano terá a sua 14ª edição na última semana de Julho.
“Um Gato Sem Nome”teve o apoio do ICA do Ministério da Cultura e foi co-financiado pela RTP.

Sem comentários: