terça-feira, 31 de maio de 2011

Concurso Inédito de Escrita de Sinopses, inicia a pré-produção do Filme “Aqui/Here”


Um Concurso Internacional de Escrita de Sinopses para a longa metragem "Aqui/Here" dá início, de forma inédita, à pré-produção de um filme de realização colaborativa. Este concurso, destinado a angariar sinopses de argumento para 10 filmes curtos que conjuntamente constituirão um filme de longa-metragem, procura estimular e valorizar as ideias de um filme no curto espaço de uma sinopse.

Este projeto representa a base dos trabalhos da dissertação “O Design de Pré-Produção no Cinema de Realização Colaborativa” atualmente a ser desenvolvida no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

‘Aqui / Here’ é uma co-produção cinematográfica liderada pelos Amigos d’Avenida e pelo Festival AVANCA’11 com o apoio da Universidade de Aveiro, que partirá dos dez princípios do “Manifesto por uma política de animação e qualificação do espaço público para a cidade de Aveiro” para criar dez curtas-metragens desenvolvidas em dez cidades dos cinco continentes.

Cada uma das dez curtas-metragens que compõem a longa-metragem “Aqui/Here” dialogará explicitamente com cada um dos dez princípios do Manifesto, pretendendo-se que sejam uma afirmação da importância simbólica do espaço público como local de encontro e interação social, de conhecimento e experimentação, de entretenimento e de produção artística.

Os objectivos deste concurso centram-se na promoção do desenvolvimento de sinopses de curta-metragem, podendo candidatar-se todos os escritores que apresentem uma história em formato de sinopse, baseada num dos 10 pontos do “Manifesto”.

Esta iniciativa pretende dar ás audiências a possibilidade de poderem contribuir criativamente para a concretização de uma obra audiovisual, numa abertura que permite a todos os públicos propor histórias e contos que promovam a envolvência dos cidadãos nos espaços públicos das suas metrópolesaceda ao site oficial do projeccda a gente propor uma hista .

Os 10 concorrentes vencedores cujas sinopses sejam selecionadas para adaptação, para além de um prémio monetário, terão também a possibilidade de poder trabalhar em conjunto com a equipa de escrita responsável pelo desenvolvimento da curta metragem para qual contribuiu com a sua ideia de sinopse.

O nconcurso está aberto na sua primeira fase até próximo dia 11 de Junho.

O júri de avaliação das sinopses será constituído por personalidades da literatura e cinema, que estarão envolvidos na produção do filme "Aqui/Here".

Sem comentários: