sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Livro de António Abreu Freire apoia a construção da nova sede do Cine-Clube de Avanca



O Cine – Clube de Avanca / debatevolution apresenta o novo livro "Crónicas em prosa de mar e verso de cordel" de António Abreu Freire na próxima terça-feira dia 4 de Outubro pelas 18:30 na futura sede do Cine-Clube de Avanca, em construção na Quinta do Gama, no centro da freguesia de Avanca.

Publicado com o apoio da Junta de Freguesia de Avanca e com uma introdução do Eng. Vaz da Silva, esta obra inaugura uma colecção de livros onde a história e a ciência se interligam com uma vivência local.

O novo livro do professor Abreu Freire é uma compilação de textos dispersos pelo tempo e pelas intenções que os originaram, mas unidos pela temática: a Ria de Aveiro e as suas gentes.

Desde a antropologia cultural (Os Deuses Vieram de Barco) até à literatura de cordel (Um Cordel para Avanca), o autor brinda-nos com uma análise psico-social dos sentimentos profundos do imaginário da gente marinhoa, penetrando no mais íntimo das emoções que afeiçoam a fé, as crenças e o relacionamento humano.

O texto seduz pela inconfundível beleza literária a que a escrita do autor já nos habituou. São momentos raros de prosa poética, ao jeito de contos e de reportagens, análises profundas e perspicazes dos mais recônditos e complexos arquétipos da nossa cultura, uma viagem fantástica por páginas repletas de surpresas e de emoções.

O livro termina com um cordel de um poeta popular brasileiro (Franklim Maxado), dedicado à vila de Avanca, no concelho de Estarreja.

António Abreu Freire, nascido no Bunheiro, Murtosa, é professor universitário e investigador no Brasil, Canadá e Portugal, tendo um vasto currículo como escritor em várias línguas nas áreas das ciências humanas e da divulgação científica desde 1967.

Este lançamento contará com a com a presença dos autores e do Grupo Poético de Aveiro.

As vendas do livro revertem a favor da construção da sede do Cine-Clube de Avanca.

Sem comentários: