domingo, 11 de dezembro de 2011

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” DISTINGUIDO EM LOS ANGELES



LOS ANGELES ATRIBUÍ A SEXTA DISTINÇÃO DO FILME PORTUGUÊS “ATÉ AO TECTO DO MUNDO” NO TERRITÓRIO NORTE-AMERICANO.
Produzido pelo Cine-Clube de Avanca, o filme “Até ao tecto do Mundo” acaba de ser distinguido pela sexta vez no continente americano.
Depois dos prémios em Vancouver (Canadá), Asheville (Carolina do Norte), Anaheim (Califórnia),
Florence (Alabama), Honolulu (Havai), chegou a vez de Los Angeles distinguir esta que é a primeira longa-metragem do cinema de animação português.
Com uma Menção Especial na edição de inverno do “Los Angeles New Have International Film Festival 2011”, “Até ao Tecto do Mundo” transforma-se num dos filmes de longa-metragem portugueses mais premiados no território americano.
Neste continente, foi igualmente exibido em festivais de Nova Iorque, Nova Jersey, Flórida e no Hollywood Film Festival.
Sendo um filme para crianças, foi realizado por Vítor Lopes, Carlos Silva e António Costa Valente, e integralmente produzido em Portugal, num estúdio de animação de Avanca, no Distrito de Aveiro.
“Até ao Tecto do Mundo” conta a história de um Reino onde tudo é proibido, mas onde o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme parece ser a última esperança para salvar a floresta, mas… entretanto... apaixona-se...
Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida, tem vozes dos actores Isabel Queirós, Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta. Esta obra foi animada por uma extensa lista de criativos que entretanto têm trabalhado em várias curtas-metragens igualmente produzidas em Avanca e também elas premiadas.
“Até ao Tecto do Mundo” tem sido exibido nos 5 continentes, nomeadamente em todo o território da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe. Alguns dos festivais por onde passou o filme são os de Havana (Cuba), São Paulo (Brasil), Hiroshima (Japão), Zlín (República Checa), Hamadan (Irão), Buenos Aires (Argentina), Istambul (Turquia), Nova Deli (Índia), Nicósia (Chipre), entre outros. Em Portugal foi exibido em sessões especiais nos festivais do Cinanima, Avanca, Animatu e Faial.
Este filme é também a primeira longa-metragem produzida em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, cujo contexto tecnológico de produção foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
“Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Sem comentários: