quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FEST'AFILM, O CINEMA LUSOFONO E FRANCOFONO EM MONTPELLIER


FEST'AFILM, o único festival de cinema que promove o encontro da lusofonia e da francofonia, tem hoje o seu dia inaugural na cidade de Montpellier (França).

Organizado pela Casa Amadis e na sua quarta edição, este festival procura no contexto cinematográfico proporcionar o encontro, o conhecimento e o intercâmbio de criadores das duas culturas linguísticas.
Esta intenção pretende ser reveladora da súmula histórica, relacional, humana e dos pequenos nadas que formam os nossos quotidianos respectivos.

Até domingo (4 de Dezembro), nos cinemas de Montpellier, onde normalmente só se ouve a língua francesa, serão exibidos vários filmes em português.

Produzidos em Avanca, 5 filmes de animação anteriormente premiados, foram seleccionados pela programadora Flavia Vargas, integrando uma exibição especial do festival.
Serão projectados, «Um gato sem nome» de Carlos Cruz, «Conto do Vento» de Cláudio Jordão e Nelson Martins, «Café» de J. Fazenda e A. Gozblau, «O relógio de Tomás» de Cláudio Sá e «A ria, a água, o homem...» de Matos Barbosa.

José Saramago é o homenageado da edição deste ano. A homenagem inclui a exibição dos filmes «Blindness» de Fernando Meirelles, «José & Pilar» de Miguel Gonçalves Mendes, «Embargo» de António Ferreira e a curta-metragem «Hepicat» de Nuno Portugal,distinguido no AVANCA 2010.

Da selecção competitiva fazem parte as curtas-metragens portuguesas «Vicky and Sam» e «3X3» de Nuno Rocha, «Deus não quis» de António Ferreira, «Directo» de Luís Alvarães, Luís Lopes e «Noite gelada em Castelo Branco» de Luís Diogo.

Ao longo do festival, será ainda possível ver os filmes portugueses de longa metragem «Manhã Submersa» de Lauro António, «Sem Ela» de Anna de Palma e os documentários «Mátria do Vinho» de K. Payton e «Auto do Cordeiro» de Pedro Nogueira.

Os realizadores Lauro António, Anna de Palma e o director de jornal Carlos Pereira, são os portugueses que integram o júri internacional, que é complementado pelos realizadores Yves Jeuland, Charles Poupot e pelas programadoras Katia Martin-Maresco e Nadia Lopes-Pierson.

Sem comentários: