quinta-feira, 8 de março de 2012

ATENAS PREMEIA FILME DE MATOS BARBOSA


“A Ria, a Água, o Homem…” do cineasta Manuel Matos Barbosa, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, foi distinguido com um 1º Prémio no "7º ATHENS ANIMFEST 2012, International Animation Film Festival", um festival de cinema de animação que terminou na passada quarta-feira dia 7, em Atenas na Grécia), em cerimónia que decorreu no Greek Film Archive.

“A Ria, a Água, o Homem…” que teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA e foi exibido no encerramento do CINANIMA 2010, distinguido em Arouca e no Porto 7, foi entretanto distinguido no Brasil, Eslovénia e Bósnia Herzegovina.

Sendo um filme de curta-metragem em desenho animado, “A Ria, a Água, o Homem”, é uma obra poética documental que explora a Ria de Aveiro, sobretudo as paisagens e as gentes de entre Ovar e Torreira.

Neste filme, Matos Barbosa junta à sua animação os textos de Raul Brandão, lidos magistralmente pelo actor Joaquim de Almeida.

Matos Barbosa é autor de todos os desenhos que estão na origem do filme.

Nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.

Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.

O cineasta foi em 2010 homenageado no Museu da Cidade de Aveiro, em cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e em Oliveira de Azeméis pelo Museu Regional da cidade.

“A Ria, a Água, o Homem”, marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. O filme foi produzido com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP – Rádio e Televisão Portuguesa, entre outras entidades.

Sem comentários: