terça-feira, 2 de outubro de 2012

CINEMA E PINTURA


UMA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS DE AVANCA NA AVEIRO-ARTE

O Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro, normalmente conhecido por AveiroArte, com  Galeria ao lado do Museu de Aveiro, inaugura na próxima quinta-feira dia 4 pelas 21.30h, uma exposição de desenhos e pinturas de 4 filmes de animação produzidos em Avanca.
Esta mostra exibe trabalhos gráficos de realizadores como Vítor Lopes, J. Fazenda e André Marques.
Até 24 de Outubro, será possível ver produção gráfica das curtas-metragens “Timor Loro Sae”, “Café”, “O acidente” e da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao tecto do Mundo”. Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Desde os anos 80 que em Avanca um estúdio de cinema de animação produz filmes de desenhos animados. Entre curtas-metragens e séries de animação são quase uma centena de filmes, que foram exibidos em televisões e festivais de cinema de todo o mundo. Um deles foi o festival de cinema de Aveiro, que no século passado exibiu filmes dos países onde se fala português.
De cada filme ficaram desenhos de personagens, desenhos de ambientes, desenhos de narrativas, desenhos e pinturas de um exercício fílmico que aproxima as artes.
DESENHOS ANIMADOS DE AVANCA 01 é um primeiro espreitar da AveiroArte para filmes construídos a dois passos de Aveiro e produzidos pelo Cine-Clube de Avanca.
A Galeria do AveiroArte ocupa o edifício Morgados da Pedricosa (Av. Santa Joana nº8, em Aveiro) e é um espaço da Câmara Municipal de Aveiro programado pela AveiroArte.
Esta associação, fundada em 1971, com mais de duzentos sócios, reúne artistas plásticos da região de Aveiro, com preocupações pela experimentação, pela criatividade, pela modernidade e pela afirmação estética contemporânea.
A exposição, cuja curadoria é da responsabilidade de Acácio Rodrigues e A. Valente, pode ser visitada todos os dias das 10 às 12.30h e das 14.30h às 19h

Sem comentários: