terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FILME "MULHER SOMBRA" PREMIADO NA ARMÉNIA


Mulher sombra”, uma curta-metragem de animação de Joana Imaginário, produzida pela Animegas, Cine-Clube de Avanca, Imaginário e Filmógrafo, acaba de ser distinguida com diploma especial no "9th International Women's Film Festival KIN", um festival que se realiza anualmente na cidade de Yerevan, capital da Arménia.
Mulher sombra” é a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento. No filme, uma voz diz: "a partir de hoje tudo te encantará (...) e do permanente movimento ficarás prisioneira." De tanto andar, a mulher começou a desaparecer e dela ficou apenas a sombra.

Sendo um filme de animação, esta obra integra imagem real e um conjunto de técnicas inesperadas de experimentação cinematográfica.

Tendo estreado no Festival de Cinema AVANCA, este filme foi já anteriormente distinguido, nomeadamente no Caminhos do Cinema Português onde ganhou o Prémio para o Melhor Filme de Animação.
Tendo sido produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, “Mulher sombra” foi exibido recentemente em festivais na Áustria, Canada, Chile, Cuba, Espanha, França, Geórgia, Itália e Portugal.

Joana Imaginário é licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e tem um percurso paralelo entre a docência, a escultura, a ilustração e o cinema de animação. Com Francisco Lança tem participado em grande parte dos seus filmes e coordenou um workshop internacional de uma edição anterior do Festival de Cinema AVANCA.

UM OUTRO FILME EM EVIDÊNCIA

15 Bilhões de Fatias de (-t)+Deus” de Cláudio Jordão, acaba de ser exibido no “24h of Nuremberg International Film Festival”, nesta cidade da Alemanha. Ali integrou um conjunto de 24 filmes distinguidos com a menção “Best of 24h”, seleccionados de entre a última produção cinematográfica, envolvendo obras de onze países.
Este filme, produzido conjuntamente pela Filmógrafo, Kotostudios e Cine-Clube de Avanca, abriu em Julho último o Festival de Cinema AVANCA 2012.

Sem comentários: