domingo, 14 de julho de 2013

CINE-CLUBE DE AVANCA É “CONFRADE HONORÁRIO”

O “solene Grande Capítulo da Confraria da Broa d’Avanca”, oitavo na história da instituição, realizou-se durante a manhã de sábado dia 13, no salão nobre da Casa-Museu Egas Moniz.

Nele foram entronizados como “Confrades Honorários” três instituições: a Câmara Municipal de Estarreja, a Junta de Freguesia de Avanca e o Cineclube de Avanca.

O Dr. Herlânder Marques, na qualidade de Presidente da Assembleia-Geral do Cine-Clube de Avanca, recebeu a insígnia e proferiu palavras de agradecimento.

O cine-clube e a confraria têm já uma frutuosa relação de amizade que tem permitido registar em vídeo boa parte das actividades de defesa de património a que se dedica a Confraria da Broa d'Avanca.

A Insígnia agora recebida, tem cunhada uma broa com uma fatia cortada por uma mão destra, numa composição gráfica que sugere a lobotomia de Egas Moniz.

Nesta cerimónia, também o Dr. António Macieira Coelho, sobrinho-neto do Nobel Português da Medicina, Egas Moniz, além de três Confrades efectivos, foram igualmente admitidos nesta “fraternidade gastronómica”.
Fundada em 13 de Agosto de 2004 e desde 1 de Setembro de 2008, associada efectiva da Federação Portuguesas das Confrarias Gastronómicas, esta associação tem como objectivos:
“A Promoção, divulgação, valorização e defesa da broa produzida em Avanca, preservando a autenticidade da mesma, através da divulgação do seu património paisagístico, religioso, arquitectónico e museológico e a sua gastronomia e artesanato, contribuindo para a dinamização do Concelho, através de acções que associem a broa, o cultivo do milho e do trigo, a cultura, o turismo e a solidariedade, tendo como lema TUDO PELO MILHO, TUDO PELO TRIGO, TUDO PELA BROA, TUDO PELA TRADIÇÃO”.

O Cine-Clube de Avanca está naturalmente muito reconhecido por esta distinção e prova de amizade de uma importante instituição da terra.

Obrigado e longa vida à Confraria da Broa d'Avanca.

Sem comentários: