terça-feira, 23 de julho de 2013

ESTREIAS MUNDIAIS E GÉRARD DEPARDIEU, SÓNIA BRAGA, BRUNO GANZ ENTRE OS FILMES A CONCURSO NO 17º FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2013

A 17ª Cerimónia de Abertura da competição internacional do “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece na próxima quarta-feira dia 24 de julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.

A cerimónia de abertura será palco da exibição das primeiras imagens da longa-metragem portuguesa “Famel Top Secret”, que acaba de ser rodada na região. Merche Romero, que aqui faz a sua estreia no cinema, irá apresentar a noite de entrega dos prémios do ano passado e da abertura das competições.
Um filme protagonizado pelo ator Gérard Depardieu será uma das surpresas da noite, que termina com uma exibição de filmes da jovem cinematografia macaense, apresentados pelos seus realizadores.

Reunindo a maior seleção de sempre de filmes que fazem a sua estreia mundial no AVANCA 2013,
pelos ecrãs do festival irão passar 5 longas-metragens e 12 curtas-metragens.
Da Argentina chega-nos um inesperado filme baseado na obra “A tabaqueira” de Fernando Pessoa, “Paraíso – uma história de heterónimos” é uma realização de Carlos Gindzberg, que escolheu o nosso país para a sua primeira exibição pública.
Também o realizador iraniano Mehdi Rahmani irá estrear “Private”, ele que conhece bem o AVANCA, onde já foi premiado e onde já dirigiu um workshop.
Do Brasil chega-nos “A Pelada”, do realizador belga Damien Chemin, da Lituânia será exibido “The Woman Sun”, de Ruslan Korostenskij, e finalmente “In Future”, uma co-produção entre a Alemanha e a Rússia.

Entretanto, a competição internacional de longas-metragens reúne os filmes “Eastalgia” de Daria Onyshchenko, “Gulf Stream Under the Iceberg” de Yevgeny Pashkevich e “Baikonur” de Veit Helmer, numa seleção de filmes que marcam o enorme investimento de que o cinema está a ser alvo em países do norte e este europeu.

Ao todo são 55 filmes que participam nas diferentes competições, onde de novo o cinema português tem um papel de particular destaque. São 11 curtas-metragens portuguesas que fazem aqui a sua estreia mundial, alguns com realizadores que repetem a sua presença no festival, como é o caso de João Costa, Nuno Fragata, Sofia Barata e Miguel Serra.

O AVANCA 2013 será ainda palco da “AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação”, por onde irão passar 166 conferências e que este ano homenageia a título póstumo o Prof. Doutor Carlos Galaricha, figura singular que marcou o meio académico da comunicação portuguesa e que participou na génese da conferência.

Workshops dirigidos por personalidades do cinema internacional, debates e a apresentação de uma revista científica da especialidade marcam a edição deste ano do festival de cinema.


Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento tem o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Região de Aveiro, Fundação da Ciência e Tecnologia, IAMS, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, Universidades de Aveiro e Coimbra, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: