quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AVANCA NO PORTO... NO 1ª AVENIDA

O 1ª Avenida recebe em agosto uma seleção de filmes que passaram recentemente no festival de cinema “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

A partir da próxima 6ª feira, 16 de agosto, às 22h00 o piso 2 do Edifício AXA recebe um conjunto de exibições que até domingo 25 de agosto reúne mais de 30 filmes - 9 filmes premiados nas últimas edições do AVANCA, 3 longas metragens de ficção que ali tiveram a sua estreia mundial, 7 documentários de longa-metragem e 23 curtas-metragens entre animação, ficção e documentários.

O Festival de cinema AVANCA 2013, que comemorou este ano a sua 17ª edição e que pela primeira vez se apresenta no Porto, tem sido um evento preocupado em exibir de forma eclética uma seleção da mais recente produção do cinema mundial, sendo o festival que em Portugal mais filmes em estreia mundial exibe.

Pelo 1ª Avenida irão passar os filmes: ““The woman sun”, da realizadora lituana Ruslan Korostenskij, vencedor este ano do Prémio Estreia Mundial Longa-metragem e a curta-metragem portuguesa “Bue sabi”, de Patrícia Vidal Delgado que ganhou o Prémio Estreia Mundial Curta-metragem.

Este festival é também uma janela de exibição da produção regional que este ano distinguiu o documentário “Fios de tempo” de Joaquim Pavão e a animação “Carrotrope” de Paulo D'Alva, ambos em exibição no 1ª Avenida.

A cidade do Porto estará bem presente nesta mostra, onde 7 dos filmes em exibição foram rodados nos bairros da cidade. São eles o documentário de longa-metragem “Grandes esperanças” que Miguel Marques rodou na Loja do Cidadão, os filmes de ficção “Prescrição” de Marco Miranda, “1111” M.F. Costa e Silva e “X & Y” de João Costa, o filme de animação “O Acidente” de André Marques e Carlos Silva, este último igualmente autor do documentário “About pigs”, em parte também rodado no Porto. O documentário “Sexo sem idade” de Ana Catarina Caldas, Pedro Pintalhão, Ariana Caldeira, Kátia Ferreira e Lardyanne Pimentel, foi todo ele também rodado no Porto.

Na inauguração, que irá acontecer pelas 22h de sexta-feira dia 16, bem como ao longo da semana, será possível conversar com alguns dos realizadores dos filmes em exibição. Está prevista a presença do realizador Marco Miranda no dia 16 de agosto, bem como dos realizadores Lardyanne Pimentel, Luís Diogo, M. F. Costa e Silva, Miguel Marques, Paulo D'Alva e Sofia Barata nos restantes dias.

O AVANCA é igualmente um ponto de encontro de cineastas, cinéfilos, investigadores, académicos e estudantes de cinema, comunicação e artes que no AVANCA participam nos workshops dirigidos por personalidades do cinema mundial e nas conferências, que este ano reuniu 166 comunicações. Mais de 30 nacionalidades entre convidados e participantes, estiveram presentes no festival deste ano.

A escolha dos filmes é da responsabilidade de António Valente do AVANCA e a programação de Cláudia Melo do “1ª Avenida”.

As sessões acontecem entre sexta e domingo às 18.30h, 20.30h, 22h e 24h e de terça a quinta às 18.30h, 20h, 21.30h e 23h.

O AVANCA é uma organização apoiada entre outros pelo ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Município de Estarreja, IPDJ e Região de Aveiro.


Sem comentários: