terça-feira, 2 de setembro de 2014

“PECADO FATAL” E “A MINHA CASINHA” PREMIADOS NO FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE

O filme PECADO FATAL, de Luís Diogo e a curta-metragem A MINHA CASINHA de Maria Raquel Atalaia, acabam de ser distinguidos na Competição Internacional do Festival de Cinema de São Tomé e Príncipe.

Com o Prémio Melhor Longa-Metragem, este é o quinto prémio que o filme PECADO FATAL recebe em festivais de cinema de quatro diferentes países.
Recentemente o Festival de Opuzen na Croácia atribui-lhe o principal prémio, juntando-se assim às distinções dos festivais de AVANCA, “Love is Folly” de Varna (Bulgária) e do Canada International Film Festival.
PECADO FATAL, produzido pelo realizador, Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca e protagonizado por Sara Barros Leitão, Miguel Meira e João Guimarães, tem estado em exibição em festivais de todo o mundo. Ainda durante o mês de setembro, será exibido nos festivais da Figueira da Foz, Ribeira Grande (Açores), Cinesetiembre (México) e em Sófia (Bulgária).
Este filme que Luís Diogo escreveu e realizou, conta uma história de amor que vive no limbo de um pecado irrevelável. Entre o terno e uma nuvem negra sempre presente, Lila procura reconstruir um puzzle onde algumas peças faltam e outras não se encaixam. Um puzzle que se estende pelas ruas de Paços de Ferreira, onde o filme foi rodado.
PECADO FATAL estreou nos cinemas portugueses em abril último e foi já seleccionado para mais de duas dezenas de festivais em diversos países.

A MINHA CASINHA com o Prémio à Melhor Animação, marca a primeira exibição deste novo filme num festival no estrangeiro, depois da sua primeira exibição pública no Festival de Cinema AVANCA 2014.
Este filme conta a história de uma menina muito distraída que vive no mundo da lua. Cansada de estar sempre a ser chamada à atenção resolve ser como os outros meninos e meninas, viver numa casa como eles... mas, a sua lua tem de ficar pertinho.
Sendo um filme voltado para o público mais jovem, esta obra vive com um grafismo onde se misturam materiais e sobretudo muitas cores. Com música de Fernando Augusto Rocha, esta curta-metragem foi produzida pela Animegas em co-produção com o Cine-Clube de Avanca e com o apoio do ICA e da RTP.

Esta 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe, dirigida pelo cineasta santomense Hamilton Trindade, reuniu um júri internacional que distinguiu ainda "Not Anymore: A Story of Revolution" de Matthew VanDyke como melhor documentário e "Amor a Primeira Vista" de Mark Playne como melhor Curta-Metragem. Na competição nacional foram distinguidos os filmes santomenses "A Ilha do Príncipe – o éden esquecido do Atlântico" de João Teles de Vasconcelos e o video clip "Crianças Africanas" de WK.

Sem comentários: