segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CINEMA PORTUGUÊS NO FESTIVAL DE CINEMA DE CURTAS METRAGENS MAIS ANTIGO DO MUNDO

No próximo dia 14 de Outubro, pela 20h no Cinema Fulgor de Florença vão ser exibidos 4 curtas-metragens de animação produzidas em Avanca. A mostra de cinema Português faz parte do programa oficial do 65° Montecatini International Short Film Festival, um dos mais antigos festivais de cinema do mundo.
O festival decorre de 12 a 19 de Outubro em Montecatini e com sessões especiais em Florença.
Montecatini é o festival de cinema de curta-metragem mais antigo do mundo e o segundo mais antigo de Itália, após o Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Este evento foi criado com o objetivo de atuar como um ponto de referência para o cinema independente em Itália e possui entre os vencedores, e numerosos convidados de honra que enriquecem a sua história, personalidades entre os maiores na paisagem cinematográfica e cultural italiana e internacional, como Alberto Sordi, Giulietta Masina, Nanni Moretti, Pupi Avati, Marco Bellocchio ou Rutger Hauer.

Nesta mostra serão exibidos filmes produzidos pelo Cine-Clube e estreados no Festival de Cinema AVANCA. Todos as obras seleccionadas conquistaram distinções e fizeram parte da competição oficial de festivais que foram acontecendo um pouco por todo o mundo.
O filmes são acompanhados por conferências, debates e masterclass sobre cinema português. De entre os convidados irá intervir Rita Capucho do Cine-Clube de Avanca.

Os filmes a exibir são:
A ria, a água, o homem...”, com textos de Raúl Brandão, música de Debussy, desenhos e realização de Matos Barbosa e a voz do ator Joaquim de Almeida. Este filme reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco, tendo sido várias vezes premiado em festivais de cinema de diversos países.
"Conto do Vento", de Cláudio Jordão e Nelson Martins, uma curta-metragem de animação produzida em 3D, que retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa. Este filme foi distinguido com 22 prémios em festivais de todos os continentes, sendo o filme português mais premiado de sempre.
Lágrimas de um Palhaço”, de Claúdio Sá, que conta a história de um velho palhaço que leva uma vida rotineira e solitária. As decisões que tomou, aliadas ao acaso, conduziram-no até um presente infeliz. O seu interior consulta o passado como caminho para um novo futuro. O filme aborda as temáticas do destino, da rotina e do emprego.
Mulher sombra” de Joana Imaginário. Conta a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento. No filme, uma voz diz: "a partir de hoje tudo te encantará (...) e do permanente movimento ficarás prisioneira." De tanto andar, a mulher começou a desaparecer e dela ficou apenas a sombra. Sendo um filme de animação, esta obra integra imagem real e um conjunto de técnicas inesperadas de experimentação cinematográfica.

O Cine – Clube de Avanca iniciou a sua actividade de promoção e produção de cinema em 1975, desde então os filmes produzidos pelo Cine-Clube foram distinguidos com mais de 200 prémios em 25 países e têm estado em permanente exibição em festivais e mostras de todo o mundo. Em 2013, os filmes de Avanca foram seleccionados e exibidos 254 vezes em cerca de 30 países e já em 2014, até setembro, já se havia ultrapassado a barreira das 200 selecções, ocupando ecrãs de países dos cinco continentes.

Em 1997 organizou pela primeira vez o Festival de Cinema AVANCA que comemorou este ano a sua 18ª edição, atingindo a maioridade e afirmando-se como um evento único no país. O festival tem procurado ao longo da sua existência exibir de forma eclética uma seleção da mais recente produção do cinema mundial.

Sem comentários: