quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FILME DE MATOS BARBOSA PREMIADO EM ITÁLIA

Outubro distingue vários filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca

O 65th MISFF – Montecatini International Film Festival, que decorreu recentemente nesta cidade termal da região toscana em Itália, acaba de atribuir um prémio de melhor curta-metragem de animação portuguesa ao filme “A ria, a água, o homem...” de Manuel Matos Barbosa.

Este filme, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, tinha anteriormente sido distinguido no Brasil, Bósnia Herzegovina, Canadá, Eslovénia, Grécia e em Portugal.

“A Ria, a Água, o Homem…” teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA, uma exibição especial no encerramento do Festival CINANIMA em Espinho e foi motivo para as homenagens que o Museu da Cidade de Aveiro e o Museu Regional de Oliveira de Azeméis prestaram ao cineasta Manuel Matos Barbosa.

“A ria, a água, o homem...” reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco, inspirando-se e recriando as paisagens e as gentes de entre Ovar e Torreira, numa obra poética e documental . Com música de Debussy e desenhos de Matos Barbosa, os textos de Raul Brandão são ditos pela voz marcante do ator Joaquim de Almeida.

Esta obra cinematográfica foi produzida no estúdio de animação de Avanca com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP – Rádio e Televisão Portuguesa, entre outras entidades.

Entretanto o corrente mês de outubro já permitiu que várias obras produzidas em Avanca tenham recebido diferentes distinções.

“Pecado Fatal” de Luís Diogo ganhou o Prémio Longa-metragem de Ficção no Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde e o Festival de Cinema e Literatura Cinetrofa 2014 atribuiu distinções à animação “A Nau Catrineta” de Artur Correia e o Prémio Melhor Documentário de História e Civilização à co-produção com o Brasil “A Pedra e a Palavra” de Joaquim Haickel e Coi Belluzzo.

Sem comentários: