quinta-feira, 30 de outubro de 2014

REALIZADOR LUIS DIOGO É O CONVIDADO DO “FESTYSOL” EM ESPANHA

O realizador português Luís Diogo é o convidado especial da inauguração do “FESTYSOL - Festival Cultural Euroafroamericano de la Costa del Sol”, que decorrerá em Estepona (Málaga), Espanha, entre 31 de Outubro e 9 de Novembro.

Luís Diogo irá apresentar as suas curtas-metragens “Desta água”, “Noite gélida em Castelo Branco”, “Noite fria em Castelo Branco” e a longa-metragem “Pecado fatal”.
O realizador fará duas intervenções no “Festysol”, onde falará sobre a sua obra cinematográfica.

Luís Diogo, um argumentista cujas histórias têm envolvido realizadores como Leonel Vieira, Luís Galvão Teles e M. F. Costa e Silva, iniciou nos últimos anos uma carreira como realizador de curtas-metragens que foram premiadas e exibidas em festivais de vários países. A curta-metragem “Desta água” foi a sua estreia na realização e “Pecado Fatal” foi a sua primeira longa-metragem.
Tendo nascido na Guiné-Bissau e sendo natural de Castelo Branco, vive em Paços de Ferreira, onde é docente e onde rodou o filme “Pecado fatal”.
Formado em artes visuais pela ESE de Castelo Branco e tendo estudado cinema na ESAP do Porto, tem orientado e coordenado ações de formação em escrita cinematográfica, nomeadamente no Festival de Cinema AVANCA.

Entretanto, Luís Diogo desloca-se igualmente a Sabadell (Barcelona), onde proferirá uma palestra sobre “Produção de cinema independente em Portugal”. Esta palestra integra o evento “CINELOW – Festival de Cinema Low Cost e Cineastas Emergentes”, onde o seu filme “Pecado Fatal” está a concurso.

O filme “Pecado Fatal”, co-produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, foi já seleccionado para 28 festivais em 4 continentes, tendo ganho prémios na Croácia, Canadá, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Bulgária e Portugal.


Este filme, que teve já estreia comercial nos cinemas, estará disponível a partir do dia 1 de Novembro nos videoclubes das operadores ZON, MEO, VODAFONE e CABOVISÃO.

Sem comentários: