terça-feira, 4 de novembro de 2014

PRÉMIOS DE ITÁLIA PARA JOVENS REALIZADORES PORTUGUESES

Dois filmes co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca acabam de ser distinguidos em Itália, o que irá permitir aos realizadores receberem bolsas de estudo no valor de 12.000 Euros na St. John International University.
Esta universidade americana organiza anualmente o “The Spirits of the Earth International Film Festival” em Castello della Rovere na cidade italiana de Vinovo emTurim.
Este evento procura reunir filmes preocupados com a sustentabilidade, a ecologia e a cultura, bem como com as preocupações da preservação da terra, da biodiversidade e da educação com origem no nosso passado rural.

“Lágrimas de um Palhaço” de Cláudio Sá, ganhou o Prémio de Melhor Filme de Animação.
Tendo sido exibido e seleccionado em quase meia centena de festivais de todo o mundo, este é o primeiro prémio que o filme recebe no estrangeiro. Nesta obra, um velho palhaço preso na rotina procura, inesperadamente o caminho da liberdade.
Cláudio Sá é um dos mais produtivos e premiados realizadores da nova geração do cinema de animação português, encontrando-se a realizar um novo projecto destinado a multi-plataformas.

O Prémio para o Melhor Filme feito por estudantes foi atribuído à curta-metragem de animação “Os Guardiões das Florestas”, realizado por estudantes da Escola E/B 2.3 Dr. Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis. Este filme foi produzido ao longo do ano escolar numa oficina orientada por animadores do Cine-Clube de Avanca. Adaptando uma obra literária de Evandro Morgado, preocupa-se com as florestas e a sua salvaguarda.

O Festival premiou ainda um documentário do realizador italiano Emanuele Caruso, uma ficção de Jan Sabol da Eslováquia e o filme “The Black Queen” de Nisvet Hrustic da Bósnia-Herzegovina.

Sem comentários: