segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

“PECADO FATAL” ENTRE OS 10 MELHORES FILMES LUSÓFONOS DO ANO


O portal angolano da SAPO, acaba de anunciar o “TOP 10: Filmes da Lusofonia em 2014”.

“Pecado Fatal” de Luís Diogo é um dos 10 títulos que ordenados alfabeticamente, conta ainda com 3 outras produções portuguesas, com 2 filmes do Brasil e onde Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique contam com um filme cada.

Singularmente vários destes filmes são co-produções em que participam outros países lusofonos, o que, segundo o texto da notícia do portal, “No panorama do cinema lusófono, Portugal e Brasil hoje ocupam uma posição comparável à que França ocupa no cinema francófono, isto é, são muitas vezes o denominador comum de obras de diferentes géneros e latitudes.”.

A lista divulgada através do seu jornal on-line “CULTURA – Jornal Angolano de Artes e Letras”, em artigo assinado por Luísa Fresta, escolheu os seguintes filmes:

ACALANTO – Drama de Arturo Sabóia, 4 premiações no 4º Festival Curtas COREMAS (país: Brasil).
CAVALO DINHEIRO – Drama de Pedro Costa, Prémio Leopardo de Melhor Realizador, Festival de Lucarno (país: Portugal).
O GRANDE KILAPY- Comédia dramática de Zézé Gamboa, premiada no Festival Caminhos do Cinema Português (países implicados: Angola/ Portugal/ Brasil).
OS GATOS NÃO TÊM VERTIGENS – Drama de António Pedro Vasconcelos (país: Portugal).
OS MAIAS – CENAS DA VIDA ROMÂNTICA – Drama de João Botelho (país: Portugal).
IMPUNIDADES CRIMINOSAS – Drama de Sol de Carvalho, segundo uma história original de Maria José Artur, premiado no FEStin 2014 (países implicados: Moçambique/ Portugal).
IRMÃ DULCE – Drama biográfico de Vicente Amorim (país: Brasil).
PECADO FATAL – Drama de Luís Diogo, premiado no 1º Festival de Cinema de S. Tomé e Príncipe (país: Portugal).
KORA - Documentário de Jorge de Carvalho, premiado na 5ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde (países implicados: Guiné Bissau/ Portugal).
TERRA TERRA – Documentário de Paola Zermar (país: Cabo Verde).

Entretanto, com 7 distinções recebidos em 7 países, “Pecado fatal” é a longa-metragem portuguesa de ficção mais premiada do cinema português em 2014.
Produzido em parceria pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, esta obra revelou Luís Diogo na realização, que sendo sobretudo argumentista, aqui teve a sua estreia no formato de longa-metragem.

Sem comentários: