quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

RTP EXIBE NO DIA DE NATAL, CINEMA DE ANIMAÇÃO DE AVANCA

Na tarde do dia de Natal, dois filmes de animação produzidos em Avanca, vão ser exibidos no canal televisivo RTP2.
“Um Gato sem Nome” será transmitido por volta das 18:05h e repetido no dia 28 de dezembro por volta das 10:10h. O filme “A Nau Catrineta” será exibido pelas 19h.

Estes filmes, que têm produção conjunta do Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, têm estado em exibição constante por mostras e festivais de cinema de todo o mundo e foram realizados por 2 cineastas do maior relevo do cinema nacional.

“A Nau Catrineta” é um filme do decano do cinema de animação português Artur Correia. Baseado no Romanceiro de Almeida Garrett, esta história popular passada a filme recebeu o Prémio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival Curta Amazónica (Brasil), para além de ter sido seleccionado em festivais como Zlin, o mais importante evento para o cinema infanto-juvenil.

“Um Gato sem Nome” é uma obra de Carlos Cruz (Charlie Blue), baseado num conto de Natércia Rocha. O filme conta a história da Menina Cláudia que, na véspera do seu aniversário, formula um desejo: gostava de ser mosca para poder ouvir as conversas da sua família e saber quais os presentes que vai receber. Premiado no Cubanima (Cuba), foi um dos 5 finalistas do 16th Shanghai TV Festival, o maior evento de televisão da China.

Este filme tem estado a ser exibido pelos cinemas e auditórios de todo o país, integrando a coletânea de animação para a infância e juventude intitulada “Um Gato sem Nome e outros filmes”.

Entretanto e também na RTP2, a sua rubrica “Curtas-Metragens”, exibiu no passado domingo dia 21 pelas 19h40 outra produção do Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo. Tratou-se da animação “Só” de Nuno Fragata, um a história que conta a história de Urik, um vampiro adolescente, atormentado por fantasmas do passado.


Todos estes filmes tiveram a sua estreia no Festival Internacional de Cinema AVANCA, que em julho de 2015 irá comemora a sua 19º edição.

Sem comentários: