sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DESENHOS DES FILMES DA ANIMAÇÃO PORTUGUESA EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA DO IPDJ DE AVEIRO

Imagens e desenhos de dois filmes de animação co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca vão estar em exposição na Galeria do IPDJ entre 3 e 20 de fevereiro.

Esta mostra revela alguns momentos da criação gráfica de dois filmes que tendo estreado em 2014, fazem parte das últimas produções em cinema de animação desta associação que desde sempre reúne e apoia os jovens da região na produção cinematográfica.

Os filmes que deram origem a cada um dos desenhos e imagens expostas são “Foi o Fio” e “A minha casinha”.

“Foi o fio” é uma curta-metragem de Patrícia Figueiredo que em novembro passado ganhou o Prémio “Jovem Cineasta Português” do Festival Cinanima 2014.
Retrata três mulheres que representam as moiras, tecelãs da vida, que estão unidas por um fio. As três conduzem, alheias, outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.
Tendo tido a sua estreia no AVANCA 2014, onde foi distinguido, “Foi o Fio” tem música de Joaquim Pavão e a participação de vários jovens animadores que no estúdio de Cinema de Animação do Cine-Clube de Avanca encontram condições para desenvolverem o seu trabalho criativo.

A outra obra é o filme “A minha casinha”, de Maria Raquel Atalaia, recentemente vencedor dos “24fps International Animation Award 2014” na categoria “Best Animated Short Film 2014 - Studio/Professional – International”, o mais importante concurso desta área na Índia.

Este mesmo filme, que abriu o Festival de Cinema AVANCA 2014, já tinha vencido, em agosto deste ano, o “S. Tomé Film Festival” em São Tomé e Príncipe, na categoria de "Animação".
Com música de Fernando Augusto Rocha, esta obra destinada ao público infantil, fala-nos de uma menina que vivendo no mundo da lua, um dia procura uma casinha.

A mostra estará patente ao público entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira, na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro na Rua das Pombas.

Sem comentários: