segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

SINTRA PREMEIA FILME “FOI O FIO”

O filme “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo acaba de ganhar o Prémio Mini Cortex 2015 no 5º Festival de Curtas-metragens de Sintra.

Cortex premiou este ano obras da competição nacional, competição internacional e pela primeira vez ,obras internacionais voltadas para um público mais jovem. As sessões aconteceram no Centro Cultural Olga Cadaval, tendo ainda ocupado o M.U.S.A. - Museu das Artes de Sintra.

“Foi o fio” é a curta-metragem que, em novembro passado, deu a Patrícia Figueiredo o Prémio Jovem Cineasta” do Festival Cinanima 2014.
O filme retrata 3 mulheres que representam as moiras, tecelãs da vida, que estão unidas por um fio.
As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

Tendo tido a sua estreia no AVANCA 2014, onde foi distinguido, “Foi o Fio” tem música de Joaquim Pavão, animação de Patrícia Figueiredo, Íria González Cabaleiro, Raquel Felgueiras, Rodrigo Barata, participação técnica de
António Osório, António Fonseca, Bruno Correia, Carla Tavares, Daniela Couto, João Ferreira, Maria Rebelo, Ricardo Silva, Sérgio Reis e Vânia Clara, Montagem e Pós-Produção de Patricia Figueiredo e Raquel Felgueiras, equipa de produção constituída por Eunice Castro, Rita Capucho e Álvaro Marques, administração e distribuição de Júlia Rocha e produção de António Costa Valente.

O filme é uma produção da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, com apoio da SEC / Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP e do MIA do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Desenhos deste filme, estão entretanto em exposição na Galeria do IPDJ em Aveiro, na Rua das Pombas, até 20 de fevereiro, entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira.

Revelando alguns momentos da criação gráfica do filme, esta obra faz parte da última criação em cinema de animação da associação Cine-Clube de Avanca, que desde sempre reúne e apoia a jovem produção cinematográfica da região.

Sem comentários: