sábado, 18 de abril de 2015

DESAPARECIMENTO DO PROFESSOR MARIANO GAGO FAZ REVER A SUA PASSAGEM PELO CINE-CLUBE DE AVANCA

Unanimemente considerado como o pai da nova investigação científica portuguesa e o grande impulsionador de um novo paradigma de ciência no nosso país, o Professor Doutor Mariano Gago acaba de nos deixar.

Entre a memória, o Cine-Clube de Avanca volta vários anos atrás e relembra a sua passagem pela sede da associação em Avanca.
Foi em 1997, o Professor era na altura Ministro da Ciência e Tecnologia e numa visita à Casa Museu Egas Moniz aceitou o convite do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Estarreja da altura, Dr. Vladimiro Silva e visitou o Cine-Clube de Avanca.

Da memória dessa visita relembramos as palavras do Ministro Mariano Gago, numa notícia publicada pelo “Diário de Leiria” de 28 de outubro desse ano, onde se lê que o Ministro ficou bastante impressionado com as modestas instalações “onde funciona o conhecidíssimo Cine-Clube de Avanca, para além de não ser todos os dias que se encontra uma associação cultural, constituída por voluntários e que tem uma obra própria no âmbito do filme de animação”.

Na sequência dessa visita, cumprindo a promessa que o Professor Mariano Gago nesse dia ali fez, o Cine-Clube de Avanca passou pouco depois a integrar a rede nacional que ligou associações, escolas e bibliotecas de todo o país. Foi o início da utilização das novas tecnologias que muito ajudaram a que hoje o Cine-Clube tenha um espólio de centenas de filmes produzidos e exibidos, distinções em países dos cinco continentes, um festival de cinema congregador da produção cinematográfica mundial e encontro único de debate e formação de gerações de cineastas.
Entretanto, 18 anos depois, o Cine-Clube de Avanca continua a funcionar nas mesmas “modestas instalações” visitadas na manhã de outubro de 1997, embora continue a ter há 20 anos uma nova sede em construção e a estar permanentemente à procura de apoios para a sua urgente conclusão.

Numa semana marcada por este inesperado fechar de um ciclo, o Cine-Clube de Avanca expressa um profundo agradecimento a um português de exceção que no século passado nos emprestou a sua amizade, apoio e nos integrou no seu comboio único de transformação da ciência e cultura do nosso país.


Sem comentários: