quinta-feira, 25 de junho de 2015

FILME “LUZ CLARA” PREMIADO NA ÁUSTRIA

A curta-metragem “Luz Clara” de Miguel Lima, Vasco Vieira acaba de receber uma distinção no “43rd Festival of Nations” que decorreu em Lenzing na região Upper do norte da Áustria.
Miguel Lima recebeu o "Lenzing Award", depois de se ter deslocado à Áustria a convite da organização.

“Luz Clara” teve a sua estreia no AVANCA 2014 e foi este ano um dos finalistas do Prémio SOPHIA para o melhor documentário de curta-metragem do cinema português.
Rodado em Aveiro, Sever do Vouga e Alentejo, este documentário aborda a história do fotógrafo José Cruz, que com 20 anos de carreira, decidiu mudar de vida e dedicar-se a tempo inteiro à fotografia de recém nascidos. O sucesso das suas imagens deram-lhe o prémio “MQEP pela European Federation of Photographers (2012)”, entre outras distinções. Um percurso que se traduz numa história envolvente de imagens que respiram amor.
Com argumento de Ana Delgado Martins, música de Jorge Loura, Joel Oliveira e Xavier Marques, voz de Marcos Fernandes, este filme contou com o apoio do Cine-Clube de Avanca e é uma produção de Miguel Lima e Vasco Vieira.

Miguel Lima, natural de Ílhavo, licenciou-se em Comunicação Multimédia na UTAD – Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro e concluiu Mestrado na mesma área na Universidade de Aveiro.
Vasco Vieira viveu a sua infância no Algarve e licenciou-se em Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro.
“Luz Clara” é o segundo filme que ambos realizam, anteriormente tinham realizado uma outra curta-metragem intitulada “Quarenta e Oito Dezassete”.


Miguel Lima está agora na cidade de Sassari na ilha italiana da Sardenha, a convite da organização do Sardinia Film Festival, onde o filme “Luz Clara” foi seleccionado. Neste festival também estará em competição uma outra curta-metragem portuguesa “A cadeira”, trata-se de um filme de animação realizado por um coletivo de jovens e produzido pelo Cine-Clube de Avanca.


Ainda no mês de junho “Luz Clara” será exibido no “11th International Short Film Festival Detmold” na Alemanha. Neste festival é o único filme português em competição, sendo igualmente exibido numa secção especial o filme produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo.

Sem comentários: