sexta-feira, 27 de maio de 2016

CINE-CLUBE DE AVANCA JÁ TEM PROTOCOLO ASSINADO PARA RETOMAR AS OBRAS DA SUA SEDE

Um total de 60 mil euros dão novo alento à construção da sede do Cine-Clube de Avanca e à construção de um espaço de cinema ao ar livre na praça contígua.
Tendo estes projetos sido escolhidos pela população de Avanca e Estarreja para serem apoiados no âmbito do OPM – Orçamento Participativo Municipal, acaba de ser assinado o protocolo de cooperação respetivo, entre o Cine-Clube de Avanca e o Município de Estarreja.

Com a presença de vários dirigentes, sócios e colaboradores do Cine-Clube de Avanca, o Dr. Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realçou a importância do OPM e das obras que irá ser possível realizar no seu âmbito. Realçou ainda a importância do trabalho que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a fazer na área do cinema e lembrou a dinâmica que o festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 19 anos.

O projeto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ - Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente veio a retomar o seu percurso construtivo no final de 2009, após o desbloquear de uma nova licença de construção e um novo apoio do IPJ (atual IPDJ).

Em maio de 2010 chegaram os primeiros tijolos oferecidos por Alberto Vidal, de Estarreja, na “Campanha do Tijolo” que o Cine-Clube de Avanca promoveu na altura, junto da população de Avanca e de todo o concelho de Estarreja. Desta forma original foi possível reunir cerca de 15.000 tijolos, 500 sacos de cimento e 130 m3 de areia, fechando as alvenarias do mesmo.

A “Campanha do Tijolo” tinha sido apresentada durante as “Jornadas do Património de Estarreja”, convidando a população da região a ajudar na construção do edifício com a oferta de materiais de construção. Nesta campanha foi ainda crucial a participação de José Artur, na altura Presidente da Junta de Freguesia de Avanca.

Em 2013 a oferta de isolamento para o teto da obra pela Dow Portugal permitiu iniciar o fecho da obra que agora este apoio vem permitir.

Sobranceiro ao Centro de Saúde, o novo edifício de cinema é uma construção na praça que ocupa a Quinta do Gama, no centro da freguesia de Avanca.

Ocupando cerca de 1000 m2, divididos por 4 pisos, a sede do Cine-Clube de Avanca alberga diferentes espaços destinados à formação e produção audiovisual, construídos à volta de uma sala de cinema central. No último piso, uma Mediateca irá albergar o extenso espólio da associação, mas também do festival de cinema “AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que em Julho do corrente ano, terá a sua 20ª edição.


O Cine-Clube de Avanca deu os seus primeiros passos em 1975, legalizou-se há mais de 33 anos, exibiu milhares de filmes, organizou dezenas de formações e produziu mais de uma centena de obras que todas as semanas então em exibição em alguma cidade do mundo.

Sem comentários: