quinta-feira, 4 de agosto de 2016

DEPOIS DO SUSTO, CINEMA CONTINUA NO “ANDANÇAS” COM PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA “AVANCA 2016”

Depois do incêndio que deflagrou num parque de estacionamento do Festival “ANDANÇAS - Festival Internacional de Danças Populares”, que apesar dos enormes prejuízos materiais não teve felizmente outras consequências, a programação do evento continuou.

Comemorando conjuntamente os 20 anos do ANDANÇAS e as 20 edições do AVANCA 2016, a programação de cinema deste ano resulta de uma parceria onde se procura exibir um cinema com expressão internacional e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.

Nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas no Concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, o festival ANDANÇAS tem assim uma sala de cinema onde todas as noites se exibem filmes que foram selecionados pelo Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016.

Com inicio às 21h30, pelo cinema do ANDANÇAS passam alguns dos filmes premiados ao longo das 20 edições do festival de cinema AVANCA, mas também um conjunto muito significativo do cinema português de produção independente.

Do cinema português e até domingo dia 7, será possível ver filmes de animação de Artur Correia, André Marques, Carlos Cruz, Carlos Silva, Cláudio Jordão, Cláudio Sá, Manuel Matos Barbosa, Nelson Martins, Patrícia Figueiredo, Vítor Lopes e Xavier Almeida.

Serão igualmente exibidos documentários de Francisco Moura Relvas, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Miguel Lima, Vasco Vieira e obras de ficção de José Miguel Moreira e Joaquim Pavão.

Entre os filmes escolhidos está a longa-metragem documental “Nós na rua” de Luís Margalhau e a animação “O Acidente” de André Marques e Carlos Silva, que tiveram recente estreia nos cinemas portugueses.

Entre as obras em exibição estão alguns filmes premiados no AVANCA 2015, nomeadamente o Prémio Estreia Mundial, a longa metragem documental rodada em Cabo Verde “Pov Inventod – Ecos di Cap Verd”, de Juan Meseguer Navarro, o Prémio Animação “Street artist” do jordano Mahmoud Hindawi, ou o Prémio Curta-metragem “Acabo de tener un sueño” de Javi Navarro (Espanha).


Sob a coordenação de Rita Capucho e sua curadoria conjunta com Ana Castro e A. Valente, até domingo dia 7 vão passando pelo ecrã obras que marcaram algumas das 20 edições do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

Sem comentários: