sexta-feira, 23 de setembro de 2016

FILMES DO AVANCA 2016, PRODUZIDOS EM AVEIRO, NO ECRÃ DO TEATRO AVEIRENSE


Esta terça dia 27, pelas 21h30 no Teatro Aveirense, Os Filmes das Nossas Terças continuam com a programação especial do Festival de Cinema AVANCA 2016 que celebrou a sua 20ª edição em julho passado.

Dois filmes rodados em Aveiro mostram a costa e a cidade como raramente se viu.

DERIVA LITORAL - O IMPACTO DA EROSÃO COSTEIRA EM PORTUGAL, é um documentário realizado pela aveirense Sofia Barata. Jornalista e realizadora de conteúdos da Fábrica da Ciência Viva, aborda no seu documentário a erosão da costa litoral em Portugal.
No inverno de 2013-2014 a costa portuguesa foi fustigada por fortes tempestades e agitação marítima prolongadas. As zonas costeiras foram notícia pelas piores razões e, nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal um avanço progressivo do mar, pondo em causa a segurança de pessoas e bens. Imagens da Vagueira ao Furadouro, passando pela Costa Nova e Barra, participem no registo deste filme que percorreu toda a linha costeira do nosso país.
O filme procura tornar a informação acessível a todos para que melhor se compreenda o fenómeno que tem preocupada as populações do litoral e a comunidade cientifica. O filme foi produzido pela Fábrica da Ciência Viva, Universidade de Aveiro e contou com a participação do Cine-Clube de Avanca e da Filmógrafo.

A curta-metragem que, como habitualmente irá anteceder a exibição do filme de longa duração, será o documentário A FESTA DO NOSSO MENINO S. GONÇALINHO de Pablo Sant'Ana, que acaba de terminar o seu Mestrado em Comunicação Multimédia no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Este filme conta o conceito das festividades do São Gonçalinho celebrado em Aveiro, percorrendo as várias fases vividas durante esta celebração. O filme aborda igualmente a festa em que se transformam as tradicionais cavacas que do alto da capelinha são atiradas pelos devotos. Este é um filme que fala de uma das festas populares mais conhecidas da região e uma obra que procura preservar a memória viva da “festa das cavacas”. Distinguido com a menção especial no 20º Festival de Cinema de Avanca 2016, esta obra tem previstas várias exibições em festivais internacionais.

Os realizadores estarão presentes na sessão e a Profa. Dra. Conceição Lopes da Universidade de Aveiro irá fazer a sua apresentação.


Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro, têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura e nestas sessões do Festival de Cinema AVANCA 2016.

Sem comentários: