terça-feira, 22 de novembro de 2016

QUINTAS DE CINEMA ASSINALAM O DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES

No dia 24, véspera do Dia Internacional Pela Eliminação Da Violência Sobre As Mulheres, pelas 21h00, nas “Quintas de Cinema”, no Cine-Teatro de Estarreja será exibida a longa-metragem “Miss Violence” de Alexandros Avranas que em 2013, ganhou o Leão de Prata como Melhor Realizador, no 70º Festival de Cinema de Veneza.

Após o filme o espaço de debate estará aberto. Na conversa também participará a Dra. Patrícia Pinho do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência doméstica do Distrito de Aveiro – Cáritas Diocesana, uma representante do Movimento Democrático das Mulheres de Aveiro e do NIAVE da GNR de Aveiro. Testemunhos importantes para uma conversa que promete nos colocar perante "evidências invisíveis" de um problema grave.

“Miss Violence” é uma poderosa denúncia à violência doméstica e ao abuso infantil. No dia do seu 11º aniversário Angeliki salta para a morte atirando- se do terraço. Enquanto a polícia e os Serviços Sociais tentam perceber a razão deste aparente suicídio, a família de Angeliki continua a insistir de que se tratou de um acidente. Qual foi o segredo que a jovem Angeliki levou com ela? Porque a sua família persiste em tentar “esquecer” a sua morte e prosseguir com a sua vida? Estas são as respostas que os funcionários dos Serviços Sociais procuram quando visitam a casa impecavelmente limpa e ordenada da família. O pai certifica-se que não falte nada e que tudo está onde pertence.

Como habitual nestas sessões também será exibida uma curta-metragem. O filme “Deus Providenciará” de Luís Porto foi a escolha. O filme vencedor do Prémio Estreia Mundial de Curta-Metragem no festival de Avanca na edição de 2015 fala de uma mulher de fortes convicções morais e religiosas que depois de sofrer uma violação se vê num dilema. Um filme forte que não deixará ninguém indiferente. Nesta sessão especial contamos com a presença do realizador Luís Porto e da produtora Laura Milheiro que irão participar na conversa que se seguirá o filme.

Esta sessão é a segunda de uma série de conversas que vão decorrer na programação de cinema realizada pelo Cine- Clube de Avanca nas Quintas de Cinema.
As “Quintas de Cinema” são uma organização do Cine-Clube de Avanca com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Cine-Teatro e Município de Estarreja.


Sem comentários: