quarta-feira, 5 de julho de 2017

MADRID MARCA O INÍCIO DO FESTIVAL DE CINEMA “AVANCA 2017”

Num ecrã de Madrid, acontece hoje a primeira exibição do 21º AVANCA, Festival Internacional de Cinema que irá acontecer proximamente no distrito de Aveiro.

Este festival, cujas competições decorrem entre 26 e 30 de julho em Avanca, concelho de Estarreja, tem este ano a sua primeira sessão no Teatro do Centro Cultural Pilar Miro, no centro da capital espanhola.

O Centro Cultural tem o nome de uma das cineastas espanholas mais marcantes do cinema do país vizinho. Pilar Miro realizou filmes memoráveis como “El crimen de Cuenca” em 1979 ou “El perro del hortelano” de 1996, que na altura foi distinguido com 7 Prémios Goya.

Neste moderno empreendimento cultural, sobranceiro à Plaza Antonio María Segovia, serão exibidos alguns dos filmes selecionados nos anos anteriores.

Para além de filmes originários da Argentina, Estónia, EUA, Rússia, Suíça e naturalmente Espanha, serão exibidos dois filmes portugueses.

O filme de animação SENDAS da realizadora Raquel Felgueiras, será uma das obras a exibir. Produzido pelo CEINAV da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, numa parceria com o Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, esta obra questiona a forma de escapar e sobreviver a experiências traumáticas. Uma mulher e dois irmãos dão-nos duas narrativas paralelas das suas viagens de cura emocional.
Estreado no AVANCA 2016, este filme foi distinguido com o Prémio Competição Avanca de Curta Metragem.
Este filme tem sido escolhido e exibição em festivais do Bangladesh (Dhaka), EUA (Nova Iorque e Massachusetts), Espanha (Madrid, Corunha e Vigo), São Tomé e Príncipe, Itália (Roma), Grécia Atenas), Eslovénia (Gorišnica) e Sudão. Em Portugal este filme foi exibido em festivais como o CINANIMA, CURTAS AÇORES, CINECÔA, CAMINHOS, PORTO7, estando proximamente em exibição no CURTAS e no NAU.

LANDING do realizador Filipe Martins, também estreado e premiado no AVANCA 2016 é uma obra que junta a dança ao cinema num trabalho experimental de grande folgo deste cineasta e da coreografa Né Barros.
Produzido conjuntamente pelo Ballet Teatro do Porto e pelo Festival AVANCA, esta obra foi em grande parte rodada no contexto dos workshops profissionais do AVANCA.
Distinguido no festivais CAMINHOS (Coimbra), no Lisbon Internacional Film Festival e no PAISAGENS (Sever do Vouga), este filme tem sido exibido no Brasil, Espanha, Hungria, Itália, México e Reino Unido. Em Portugal este filme passou já por festivais como o CURTA AÇORES, CINECÓA e InShadow.

Entretanto o festival tem já as suas primeiras exibições a partir do dia 21 no Cinema Dolce Vita em Ovar, antecedendo assim a competição internacional que irá decorrer entre os dias 26 e 30 no Auditório Paroquial e no Auditório da Junta, ambos em Avanca.


O AVANCA 2017, Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, são uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Aveiro, FCT, Junta de Avanca, Paróquia e Escola Egas Moniz, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: